Honda CRF250R 2015
Motocicleta ganhou botão de seleção de modo do motor como a 450
Assim com a sua irmã maior de 450cc, a Honda CRF250R vem com uma série de aperfeiçoamentos em seu modelo 2015. Quadro e motor permanecem os mesmos de 2014, mas a motocicleta ganhou uma nova suspensão dianteira, ponteiras de escapamento, discos de freio maiores e o EMSB (Engine Mode Selct Button) com três programas pré-definidos.
Suspensões
Regulagem no lado esquerdo da mola a ar |
Amortecedor traseiro recebeu nova mola |
A principal novidade da 250cc é o conjunto de garfo dianteiro. Ao contrário da 450cc que usa KYB, a engenharia da Honda optou pela Showa com garfo SFF Air (Separate Front Function) de funções distintas, com um lado responsável pela resposta hidráulica de compressão e retorno e o outro pela mola "a ar comprimido".
Segundo a fábrica o novo conjunto reduz o peso em 1,3 quilo comparado ao de 2014. E a Honda colocou o cartucho hidráulico do lado certo, na direita, onde em caso de vazamentos não contamina o disco de freio, embora o lado esquerdo da mola, também contenha óleo.
O lado esquerdo faz o serviço da mola com três câmaras. A câmara de "equilíbrio" é usada no início do curso e movimentos de baixa velocidade. A câmara interna atua no meio-curso enquanto a câmara externa atua na extremidade do curso, quando a suspensão chega próxima ao batente.
O "sag" e pré carga são ajustados com uma bomba de ar e alterando o volume de óleo na câmara externa.
Regulagem do hidráulico no lado direito |
Na traseira o amortecedor recebeu uma nova mola construida em novo material 220 gramas mais leve, porém com a mesma carga e resistência da anterior.
Motor
Com os mesmos componentes mecânicos da 2014, o modelo recebeu aprimoramentos na eletrônica com o botão de seleção de mapas como na 450. O primeiro mapa é o padrão, o segundo é programado para pisos de baixa aderência e o terceiro traz uma resposta mais agressiva para terrenos pesados (como areia) ou com excelente tração. A mudança entre os mapas deve ser feita com o motor em marcha lenta segurando o botão por quase 1 segundo. Uma sequência de flashes no led correspondente confirma a mudança para o piloto.
As demais novidades ficam por conta da dupla ponteira de escape traseira cujo diâmetro dos tubos internos cresceu de 22 para 23.8mm do lado direito e de 23.4 para 26.6mm na esquerda.
Os discos de freio também cresceram acompanhando as mudanças da 450: 260mm na dianteira e 240mm na traseira.
Ficha Técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos monocilíndrico refrigerado a água uni-cam |
Deslocamento | 249cc |
Diâmetro x Curso | 76.8mm x 53.8mm |
Compression Ratio | 13.5 : 1 |
Potência Máxima | 38.06cv @ 11,000rpm |
Torque Máximo | 2.7kgf/m @ 8,500rpm |
Capacidade de óleo | Motor 0.85 litro /Transmissãol 0.75 litro |
Alimentação | |
Alimentação | Injeção Eletrônica |
Reservatório de combustível | 6.3 litros |
Sistema Elétrico | |
Ignição | Full transistor |
Partida | Kick |
Transmissão | |
Embreagem | Muitidisco em banho de óleo |
Transmissão final | Corrente |
Quadro | |
Tipo | Alumínio em trave dupla |
Medidas | |
Dimensões (L´W´H) | 2,181mm x 827mm x 1,271mm |
Entreeixos | 1,489mm |
Caster | 27 °23' |
Trail | 116.7mm |
Altura do assento | 951mm |
Distância livre do chão | 322mm |
Peso (em ordem de marcha) | 105.2kg |
Suspensões | |
Dianteira | Showa 48mm invertida SFF-TACair fork (310mm curso) |
Traseira | Showa monoshock Pro-Link system (317.6mm curso) |
Rodas | |
Dianteira | Aluminium spoke |
Traseira | Aluminium spoke |
Pneu Dianteiro | 80/100-21 Dunlop MX52F |
Pneu traseiro | 100/90-19 Dunlop MX52 |
Freios | |
Dianteiro | 260mm disco hidráulico |
Traseiro | 240mm disco hidráulico |
Fonte e créditos Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - fotos: Divulgação Honda