Honda CRF 250L: diversão em qualquer terreno
Motocicleta permite utilização em percursos urbanos e pilotagem fora-de-estrada
A Honda sempre incluiu em seu line-up modelos genuinamente prazerosos e com DNA de aventura. Pensando em atender os anseios dos usuários mais exigentes, que procuram grandes diferenciais em uma motocicleta – como potência, ótima dirigibilidade e esportividade – a marca traz para o mercado brasileiro a CRF 250L 2013.
Importada da Tailândia, o modelo chega para completar a categoria Leisure on-off e conta com todas as inovações tecnológicas da Honda, além de design diferenciado.
Projetado para uso misto, a CRF 250L é ideal para enfrentar o trânsito dos grandes centros urbanos e também para se aventurar nos finais de semana, seja no asfalto ou nas trilhas.
Entre seus principais diferenciais está o compacto motor monocilíndrico de 249 cm3, arrefecido a líquido, oferecendo potência e economia de combustível. Para dar leveza, o modelo é equipado com chassi do tipo berço semiduplo.
Por este motivo, é a opção ideal tanto para pilotos experientes quanto para quem deseja se iniciar nas aventuras fora de estrada.
Outro destaque fica por conta do sistema de suspensão. Na dianteira possui garfo telescópio invertido, e na traseira é do tipo monoamortecido Pro-Link. Tudo para oferecer manobras precisas e controle total da motocicleta. Esses e outros detalhes, juntamente com o design que privilegia cada detalhe da linha CRF, resultaram em um modelo dinâmico e diferenciado.
Estilo off-road para andar na cidade
Quando foi apresentada no Salão de Tóquio de 2011, a CRF 250L já chamou a atenção para o seu DNA da linha CRF. O design é agressivo e refinado, inspirado nas linhas imponentes da CRF 450R. As formas dos para-lamas, do tanque e da carenagem foram projetadas para dar à motocicleta um visual “afiado”, que esbanja esportividade. A lateral da cobertura da saída de escapamento e a caixa de ferramentas no lado esquerdo têm a forma de uma placa de identificação numérica, como nos modelos de competição. Disponível na cor vermelha, esta autêntica representante do mundo cross traz grafismos inspirados nos modelos campeões da Honda.
Na parte frontal apresenta lâmpada de 60W/55, que oferece excelente iluminação em qualquer condição de visibilidade, além de piscas e retrovisor. Já a traseira conta com luz de freio integrada à rabeta, que proporciona boa visibilidade para os outros motoristas, sem deixar de lado a fluidez do design.
Destaque para o moderno e compacto painel de instrumentos totalmente digital, que fornece informações como indicador do nível de combustível, relógio e hodômetro.
A CRF 250L é considerada pela Honda como um modelo de duplo propósito, pois é capaz de trafegar tão bem nas ruas como nas estradas de terra, com um toque ágil e ergonomia confortável. Assim, o piloto é privilegiado com uma boa posição de pilotagem. Além disso, o conjunto compacto permite que as pernas do motociclista fiquem bem encaixadas, o que contribui para movimentos seguros e precisos ao enfrentar irregularidades de piso.
Outra vantagem é a posição do guidão, que proporciona uma condução mais ereta. A altura de 255 mm do solo permite que a CRF 250L transponha obstáculos de forma eficiente. O assento é confortável e plano, características que oferecem o máximo de controle e variedade nas posições de condução.
Completando o conjunto, recebeu tanque de combustível com capacidade para 7,7 litros e o peso seco é de 139 kg.
Excelente performance
Eficiente e econômico, o propulsor da CRF 250L é monocilíndrico de 249 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), 4 válvulas e com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), o que torna a motocicleta leve e compacta. Arrefecido a líquido, possui potência de 23 cv a 8.500 rpm e torque de 2,2 kgf.m a 7.000 rpm. O pistão têm 76mm de diâmetro e curso reduzido de 55mm, que propiciam excelente performance (principalmente em altas rotações), sem comprometer o conforto para a utilização diária em trechos urbanos.
Este motor DOHC é o primeiro do mundo a utilizar balancins roletados, que asseguram baixo atrito e maior eficiência. O resultado é um modelo muito mais econômico. A parte elétrica funciona com uma bateria selada de 12V.
A relação do câmbio de seis velocidades foi pensada para favorecer o uso misto, com as primeiras marchas mais curtas para enfrentar os desafios das trilhas, combinadas com outras mais longas, trazendo mais conforto para o piloto.
O sistema de arrefecimento utiliza um radiador, protegido por uma grade de com refletores para melhorar o fluxo de ar. É usada ainda uma ventoinha de refrigeração para manter a temperatura em velocidades mais baixas, principalmente diante de um tráfego intenso ou em situações complicadas no off-road.
Para auxiliar na redução de emissões de poluentes, o modelo recebe ainda um catalisador e está adequado ao Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
Ciclística leve
A CRF 250L é equipada com chassi tipo berço semiduplo em aço, garantindo agilidade e estabilidade ao modelo.
Outro diferencial da motocicleta é o conjunto de suspensão. A dianteira, telescópica invertida com curso de 250 mm, oferece excelente performance e precisão em qualquer tipo de terreno. Já a suspensão traseira Pro-Link possui braço oscilante de 240 mm de curso, garantindo equilíbrio e robustez ao modelo.
Para dar mais segurança e frenagens precisas, a CRF 250L recebeu freio dianteiro a disco com 256 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo. Na traseira, o disco de 220 mm de diâmetro é acionado por pinça de pistão simples.
Reforçando o estilo off-road, os pneus possuem medidas 3-21 (51P) na dianteira e 120/80-18 (62P) na traseira. Para dar mais estabilidade na pilotagem, as rodas são leves e resistentes. Na dianteira é de 21 polegadas, e a traseira de 18 polegadas.
Disponível na cor vermelha, a CRF 250L estará nas concessionárias Honda a partir de maio de 2013. A garantia é de 1 (um) ano, sem limite de quilometragem.
Especificações Técnicas
CRF 250L
CATEGORIA | Leisure on-off |
MOTOR | DOHC, 249 cm3, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a líquido |
POTÊNCIA MÁXIMA | 23 cv a 8.500 rpm |
TORQUE MÁXIMO | 2,2 kgf.m a 7.000 rpm |
DIÂMETRO X CURSO | 76 x 55 mm |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica de combustível PGM-FI |
RELAÇÃO DE COMPRESSÃO | 10.7: 1 |
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO | Forçada, por bomba trocoidal |
SISTEMA DE IGNIÇÃO | Eletrônica |
BATERIA | 12V – 6AH |
FAROL (ALTO/BAIXO) | 60W/55 |
SISTEMA DE PARTIDA | Elétrica |
CAPACIDADE DO TANQUE | 7,7 litros |
ÓLEO DO MOTOR | 1.8 litros ( 1,4 litro para troca) |
TRANSMISSÃO | 6 velocidades |
TRANSMISSÃO FINAL | Corrente selada |
EMBREAGEM | Multidisco em banho de óleo |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico invertido com 250 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monoamortecida Pro-Link com 240 mm de curso |
FREIO DIANTEIRO | A disco com 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão |
FREIO TRASEIRO | A disco com 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples |
PNEU DIANTEIRO | 3-21 (51P) |
PNEU TRASEIRO | 120/80-18 M/C (62P) |
CHASSI | Berço semiduplo |
ALTURA DO ASSENTO | 875 mm |
ALTURA MÍNIMA DO SOLO | 255 mm |
DIMENSÕES (C x L x A) | 2.195 x 815 x 1.195 |
ENTRE-EIXOS | 1.445 mm |
PESO SECO | 139kg |