Apresentação Honda CRF250R e CRF450R 2014

Apresentação Honda CRF250R e CRF450R 2014

Modelo 250cc recebeu maior número de modificações

A Honda já divulgou fotos e as novidades dos seus principais modelos de Motocross 2014. Como já era esperado a CRF250R recebeu mais modificações e teve o visual atualizado para se equiparar à irmã maior de 450cc.


Principais mudanças

A CRF250R recebe um novo quadro, da sexta geração construida em alumínio, desenhado para baixar o centro de gravidade e centralizar ao máximo a massa da moto. Uma das principais mudanças foi na junção das vigas superiores com a caixa de direção, agora numa posição mais baixa. A peça pesa apenas 9.35kg.

Segundo a fábrica, as alterações promovem uma melhora na estabilidade em retas e frenagens e, combinada com as atualizações nas suspensões, maior facilidade nas manobras.

 

Suspensões

O novo amortecedor Showa é montado 14.5mm mais baixo no suporte superior no quadro. O próprio amortecedor foi encurtado na mesma medida. A motocicleta recebeu também alterações no braço oscilante traseiro (mais rígido) e seus links para manter o curso total do eixo.

Na frente a suspensão Showa de 48mm tem um novo sub-pistão cujo diâmetro cresceu de 35 para 37mm. As molas foram ajustadas para casar com o comportamento do novo quadro. Os ajustes de compressão e retorno continuam com 16 pontos.

O amortecedor traseiro apresenta 17 posições de retorno, 13 posições na compressão (baixa velocidade) e 3,5 voltas na compressão (alta velocidade).

Motor

Um novo pistão aumentou a taxa de compressão para 13.5:1 frente a 13.2:1 do modelo passado. O cabeçote teve os canais de admissão e exaustão redesenhados. Os valores de diâmetro e curso continuam os mesmos 76.8mm x 53.8mm de antes. As válvulas permanecem as mesmas com a de admissão fabricada em titânio e a de escape em aço. A injeção de combustível recebu um novo mapa e o bico injetor foi posicionado em um novo ângulo. O câmbio de cinco marchas foi revisado para maior durabilidade.

Corpo

Além dos plásticos iguais aos da 450cc, a 250cc ganhou um reservatório de combustível ligeiramente maior. Sub-quadro e caixa do filtro de ar perderam peso. Novos radiadores especificamente desenhados para a 250cc estão montados em pontos mais baixos no quadro. A ponteira de escape dupla, ainda uma exclusividade da Honda, ficou um pouquinho mais curta, também ajudando a centralizar a massa.

Ficha Técnica

Motor

Tipo

Liquid-cooled, 4-stroke, single-cylinder

Deslocamento

249cm3

Diâmetro x Curso

76.8 x 53.8mm

Taxa de Compressão

13.5: 1

Fuel System

 

Carburation

FI

Capacidade do Tanque

6.3Litros

Electrical System

 

Ignição

Full transistor

Partida

A Pedal

Drivetrain

 

Embreagem

Wet multiplate

Câmbio

Constant mesh

Transmissão Final

Corrente

Quadro

Tipo

Aluminium twin tube

Corpo

Dimensions

2,181 x 827 x 1,271mm

Wheelbase

1,489mm

Caster Angle

27° 23'

Trail

116.7mm

Seat Height

951mm

Ground Clearance

322mm

Peso (em ordem de marcha)

105.7kg

Suspensões

Tipo

Dianteiro: 48? USD Telescopic

 

Traseiro: Prolink

Rodas

Dianteiro: Raiada

 

Traseiro: Raiada

Aro

Dianteiro: 21

 

Traseiro: 19

Pneus

Dianteiro: 80/100-21 ()

 

Traseiro: 100/90-19 ()

Freios

Dianteiro: Disco

 

Traseiro: Disco

 Honda CRF450R 2014


Tradicionalmente a Honda sempre introduz as novas gerações nos modelos maiores primeiro e depois repassa as novidades para a irmã menor no ano seguinte. Como a nova geração da 450cc veio no ano passado (modelo 2013), o modelo recebeu uma quantidade menor de ajustes na versão 2014, enquanto a atenção da engenharia se concentrava no modelo 250cc.

As principais novidades para 2014 são as seguintes:
- Cabeçote com dutos de admissão e escape alterados. 
- Novo mapa de injeção eletrênica.
- Abafador da ponteira dupla redesenhado
- Novas molas de embreagem prometem acionamento mais leve sem prejudicar a durabilidade.
- Garfo KYB com mola pneumática revisado


Ficha Técnica

Motor
Tipo$ tempos monocilindrico uni-cam
Deslocamento449.7cm3
Diâmetro x Curso96 x 62.1mm
Taxa de Compressão12.5: 1
AlimentaçãoInjeção Eletrônica
Capacidade do Tanque6.4Litros
IgniçãoFull transistor
PartidaA Pedal
EmbreagemMuiti-disco
Câmbio5 Velocidades
Transmissão FinalCorrente
Quadro
TipoAluminium twin tube
Corpo
Dimensions 2,191 x 827 x 1,271mm
Wheelbase1,492mm
Caster Angle27°
Trail116mm
Seat Height953mm
Ground Clearance330mm
Peso (em ordem de marcha)111kg
Suspensões
TipoDianteiro: 48mm inverted Air Fork, 310mm stroke, fully adjustable
 Traseiro: Pro-link, Fully adjustable mono shock, 133.5mm stroke, 315mm axle travel
RodasDianteiro: Raiada
 Traseiro: Raiada
Rim SizeDianteiro: 21
 Traseiro: 19
PneusDianteiro: 80/100-21 ()
 Traseiro: 120/80-19 ()
Freios:Dianteiro: 240mm Disco
 Traseiro: 240mm Disco
 

Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Mark McIntyre (estúdio) / Bruce Benedict 

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